domingo, 7 de setembro de 2008

Um lugar ao sol

Com 24 anos, a dona de casa Vânia Renata Ferreira de Oliveira é casada com o recepcionista Márcio, com quem tem uma filha chamada Julia, que está com um 1 ano e três meses. Foi em nome do futuro dessa família que ela entrou no Pro Jovem, onde enxerga possibilidades de vencer a grande guerra por um lugar ao sol. O curso de radiologia, a primeira atividade em que ela se envolve desde a conclusão do ensino médio, foi o primeiro ensaio para essa volta à vida.

Vânia mora na Rua 1º de Janeiro, em Jardim Tropical, em uma das três casas construídas no terreno comprado por seu avô. Foi graças ao carisma do avô que ganhou as 10 horas de internet em uma lan house do bairro e o MP4 na tarde do último sábado, no primeiro grande evento da gincana social Minha Rua Tem História. Nessa história, ela contou a relação do seu avô com a árvore pata de vaca, cujas folhas são usadas pela comunidade para fazer chá para problemas renais e colesterol alto.

A árvore é também a única sombra da rua, embaixo da qual os moradores gostam de conversar nas tardes de calor da Baixada Fluminense. No entanto, apenas o seu avô se dá ao trabalho de varrer as folhas que caem. “Todo dia ele varre a rua”, conta Vânia Renata. A comunidade está tão acostumada com a figura daquele senhor curvada sobre uma vassoura, que logo pergunta quando ele não aparece para varrer as folhas da rua: “Seu avô está doente?”

Nenhum comentário: