Jovens mostram a cara no “Minha Rua Tem História”
Ao chegar à oficina do projeto “MINHA RUA TEM HISTÓRIA”, todos os jovens repórteres se apresentaram. Foi um momento bem descontraído. Na chegada, houve até intera para comprar pão com mortadela e Pepsi. Daí, surgiu o trato: toda sexta-feira, cada um leva um lanchinho.
Ricardo Jamaica, oficineiro de 45 anos, determina união entre todos ali, sem preconceitos, sem medos, e pede também que todos cobrem a presença de seus amigos nas oficinas.
As dinâmicas
Jamaica pega uma bola e diz que ela seria uma espécie de ''nosso próprio corpo'', nosso contato, e pede que todos a peguem com as duas mãos, com muito cuidado para não cair, sempre na altura do peito, e sem tirar o olho da bola. Conforme um fosse jogando a bola para o outro, iriam dizendo seus nomes e assim por diante. Isso foi repetido durante um tempinho.
Logo depois, ele determinou uma proposta nova, que continuassem jogando a bola só que falando o nome da pessoa que a pegaria. Assim, começou a ficar bem mais dinâmico e divertido. Jamaica sempre mudava para dificultar. Em seguida, a assistente Cíntia Xisto se apresentou e falou sobre a importância da formação cidadã que todos estavam passando. Antes de ouvir as histórias sobre as árvores plantadas em suas ruas, a oficineira pediu para que o jovem Márcio José lesse uma crônica escolhida por ela.
Cíntia distribuiu giz para que as pessoas escrevessem sua história sobre as árvores. Os jovens desenharam uma árvore no chão e a cada história contada, eles tiravam uma palavra importante. Saca só.
Alguns de nós
Nome Márcio José Detes >> 26 anos >> Desempregado. Faz bicos na padaria.
Orkut: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=10777713693398895498
O que acha do projeto
Um novo aprendizado. Quero aumentar meu currículo para conseguir um novo emprego e poder criar meus dois filhos.
Nome Suzani Raimundo da Silva >> 19 anos >> Manicure.
Orkut www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15757974295506496185
O que acha do projeto?
Quero uma base melhor pro futuro, ter um bom conceito no currículo para ter um bom fundamento em novos empregos
Mais histórias
>> Elaine Costa
Elaine conta a história de uma árvore que tem o tronco grosso e com muitos espinhos. Na época de pipa, as pipas caiam lá e as crianças iam correndo pegá-las, mas todos tinham medo de subir devido aos espinhos.
>> Jadson
Ele falou de uma mangueira enorme que sempre sonhou em subir, mas era grande demais. Um belo dia ele subiu e quase caiu. Jadson disse ter aprendido a nunca desistir.
Palavra escolhida, NUNCA DESISTIR.
>>Márcio José
Márcio traz um pouco da memória de sua infância, e nos conta que tinha um coqueiro em sua casa onde ele e seus irmãos brincavam. Márcio conta que, uma vez, um cacho de coco caiu e todos correram. Sorrindo, ele diz que seus irmãos ainda caíram durante a correria. DIVERSÃO.
>> Suzani Raimundo
Suzani se lembra de uma jabuticabeira enorme que subia quando era criança. Ela diz que as crianças saíam com as calças roxas. No ano de 1997, uma ventania arriou-a. Logo depois, em 1998, outra ventania deixou a árvore ainda mais caída . Em 2000 a árvore caiu de vez. Para completar, alguns moradores cortaram o tronco e tacaram fogo para que ela não crescesse mais. Palavra escolhida, NATUREZA.
>>Ulisses
Cresceu brincando nos topos de árvores. Um dia começou a parar um caminhão debaixo de uma árvore e, junto com seus amigos, competiram para ver quem conseguia pular em cima do caminhão. Ele conta que três conseguiram. Ele foi um dos que conseguiu. Ele diz que aquilo era um desafio para todos, e não um sonho. Palavra escolhida, AVENTURA.
3 comentários:
rodrigo abreu de oliveira
diz: adorei ta participando do projovem e to curtindo muito esse momento da minha vida
parabens aos oganizadores !!!
e fé em deus pra todos !!!
rodrigo abreu
:http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=8893405614096976162
meu msn : rodrigo.3063@hotmail.com
Tbm to adorando estar participando desse projeto..só é uma pena q está chegando o fim dessa parte de gincana e teremos q nos despedir dos oficineiros..mas foi muito bom esse período..
E tbm to muito feliz de estar vendo a minha história publicada aqui..
Postar um comentário